sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sócio-Torcedor

Semana passada estava na Tv passando os canais à toa como de costume quando passo pelo canal da ESPN Brasil, no programa Bate-Bola das 18h, e vejo que o Diretor de Marketing do Cruzeiro Antonio Claret estava conversando com os apresentadores do programa. Na mesma hora pego uma caneta e um caderno e começo a anotar, é claro. O assunto em questão era o Sócio-Torcedor.

Pra quem é fã do do esporte, mais especificamente do futebol, como eu, deve ter reparado que no começo do ano o Cruzeiro estampava em sua camisa não um patrocínio, mas sim as seguintes palavras: "Sócio do Futebol". Eu me perguntava se um time grande como o Cruzeiro conseguia se sustentar apenas com o dinheiro que arrecadava dos torcedores. Segundo Claret, eles conseguiram em 45 dias quase o dobro do que eles já possuíam de sócio-torcedor, ou seja, antes desta ação o Cruzeiro possuía 10.000 sócios e em 45 dias eles conseguiram 17.000 novos sócios. É claro que no começo do ano o cruzeiro passava por uma boa fase, já que estava indo bem na Copa Libertadores e tinha o Kléber que estava em ótima fase, mas é evidente que ações como esta deveriam ser repetidas cada vez mais nos clubes brasileiros. Aí, depois disto tudo vem uma pergunta inevitável: E se o clube com maior torcida no Brasil seguisse a mesma linha ? Será que com uns 30 milhões de torcedores em todo Brasil o Flamengo não conseguiria ser o maior clube do mundo com arrecadação dos seus torcedores ? Deixo esta pra vocês refletirem um pouco também...

Antonio Claret disse que uma ação como esta não só surge para o clube ter mais uma via de dinheiro entrando em caixa, mas para "fazer o torcedor perceber a importância dele para o clube". Tanto é, que a contratação do jogador equatoriano Guerrón (que os torcedores do do Fluminense têm uma ótima recordação) foi todo através do dinheiro do Sócio do Futebol (nome da ação do Cruzeiro para atrair sócio-torcedor).

Só a título de curiosidade vou mostrar as 3 modalidades de sócios do Cruzeiro:
Campeão Brasileiro - 45 reais mensais;
Campeão Libertadores - 55 reais mensais;
Tríplice Corôa - 80 reais mensais.
E cada modalidade possui descontos e prioridade na compra do ingresso para assistir aos jogos do clube.

Bom, não bastando o Antonio Claret ter falado com a ESPN (por telefone), logo em seguida eles conversam com o Sérgio Avancini, vice-diretor de Marketing do Internacional. Assunto ? O mesmo. Avancini começou dizendo que o Inter hoje arrecada mais com o sócio-torcedor do que com o próprio pratocinador. Bom, dar pra ter uma noção do tão grande a quantidade de sócios eles devem ter. São ao todo 101.300, fazendo do Inter o 6º colocado no mundo em número de sócios (perdendo para Benfica, Manchester, Bayern, Porto e Sporting Lisboa, sendo o Benfica o primeiro com 170.000). Com a arrecadação mensal de 3,6 milhões de reais mensais, o Inter é o que mais arrecada com o sócio-torcedor. Assim como Claret, Avancini diz que isso tudo faz com que o torcedor veja que ele possui importância para o clube, que ele pode ajudar a comprar jogadores, pagar os salários do clube e faz uma afirmação interessante ao dizer que "o torcedor não é sócio do ingresso, é sócio do clube". O vice de marketing também falou da importância da internet hoje para os clubes. No inter, 80% das compras dos ingressos já são feitas pela internet e fala de que os clubes devem começar a olhar com carinho essa mídia.

Escutando isso tudo, fico me perguntando se o futebol brasileiro um dia pode se tornar como o europeu, onde as compras dos jogos para as partidas em casa são feitas por temporadas, ou seja, o torcedor já compra um ticket com todos os ingressos do dos jogos em casa do seu time. Resultado ? Estádios sempre lotados e sem locais para turistas que tiverem interesse em ver algum jogo.
É uma realidade bem distante, mas creio que um dia podemos chegar lá, ainda mais com chegada de adrianos, ronaldos, entre outros.
Abram os olhos Diretores de Marketing do futebol brasileiro.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O emprego mais difícil do mundo ?


Fazer dois gols na Argentina, garantir vaga na Copa do Mundo de 2010 (em cima da Argentina),
diante da torcida argentina, ser o artilheiro das Eliminatórias da Copa e ser o camisa 9 da seleção
brasileira não creio ser atributos do emprego mais difícil do mundo (sem citar acordos salariais). Mas não de acordo com a Nike. Ta certo que é para poucos conseguir tal feito. Mal o Brasil consegue a classificação para a copa de 2010, a empresa de material esportivo lança um vídeo mostrando o emprego mais dificil do mundo no papel de Luis Fabiano como o “empregado” que tem a dura vida de ter este emprego que parece ser jogado tão facilmente.
É claro que devemos concordar que ser jogador de futebol não é fácil, ainda mais no nível do
Fabuloso, mas olhar a forma com que ele vem jogando nos dar outra visão.

A ótima produção da Delicatassen com a criação da F/Nazca nos mostra um pouco da visão de
como é o emprego mais difícil do mundo.
Gostei do resultado. E não é a primeira vez que a Nike faz um vídeo para o camisa 9 da seleção brasileira.
E vocês, o que acharam ?


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Go Fans


Segundo o wikipedia "o Marketing Esportivo é à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos de sport (times, ligas, eventos e etc).

No meu modo de vista, a rede de cartões de Créditos Visa, como patrocinadora oficial da Copa do Mundo da África do Sul da 2010, teve a brilhante idéia de seguir os princípios e processos do marketing estipulados por Philip Kotler e Garry Amstrong que diz " o marketing não se resume às áreas de propaganda e vendas, ele é uma ferramenta organizacional usada para identificar os desejos e necessidades do público-alvo e escolher a estratégia mais adequada."

E que estrátégia, para vocês que não viram o comercial Visa go fans, ele não mostra apenas um time de futebol e muito menos alguma torcida, esse comercial mostra os principais fatores para que nos consumidores - torcedores , sejamos tão apixonados pelo "ESPORTE" e pelo "FUTEBOL".

Apartir dessas citações e observando o comercial, vemos que a rede de cartões de crédito visa utiliza da maneira mais adequada esse fatores não querendo induzir ninguém a usar o cartão de crédito visa, mas sim exalta o sentimento chamado "FUTEBOL" que todos sentimos.


http://www.youtube.com/watch?v=PpxbcM8Hfh4&feature=related