quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Hermanos que se cuidem




Nossos hermanos estão por um fio de não se classificarem para Copa do Mundo de 2010. Mas o que isso tem a ver com o marketing esportivo, afinal ? Uma possível não classificação para a copa do mundo contra a seleção uruguaia poderia trazer prejuízos enormes para seus patrocinadores.

Adidas, Quilmes, Coca-Cola, YPF, Claro, Ytalcred, Volkswagen, Standard Bank, Aerolíneas Argentinas, Powerade, Dasani, Noblex e Fibertel fazem girar em torno de US$16 milhões durante um contrato de 4 anos com a Associação de Futebol Argentino (AFA) e especulam que caso a seleção argentina não se classifique, possa significar uma perda de US$7,5 milhões. Esse valor pode ser dobrado no caso da Adidas, Coca-Cola e Claro. E isso também reflete no que diz respeito ao plano de comunicação dessas empresas, uma vez que elas já possuíam um plano de comunicação traçado voltado para a Copa da África do ano que vem.

Situações como essas nos mostram como que imagens negativas ou o simples fato das ações que planejamos não ocorrerem da forma prevista podem acarretar perda de montantes significativos para uma empresa. Não que nesta situação tenha sido uma situação de negativa para a empresa, mas sim em fatos como a do Ronaldo Fenômeno com o travesti que lhe custou a perda da TIM como um de seus patrocinadores.

Hermanos que se cuidem.

Fonte: www.maquinadoesporte.uol.com.br

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